
"...porque a vida só se dá pra quem se deu...
....pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu..."
Vinícius de Moraes
Hoje visitei um blog, e comentei um texto sobre felicidade.É sempre enriquecedor exercitar esta capacidade maravilhosa e ao mesmo tempo fundamental que permitiu à humanidade evoluir e prosperar através dos tempos.Mas essa capacidade está tão presente em nossas vidas que por vêzes nos esquecemos de dar valor. Trata-se da capacidade de interagirmos e aprendermos uns com os outros. Assim, decido escrever mais sobre a tal felicidade...
Hoje, para mim, ser/estar feliz passa por muitos caminhos....uns mais coloridos que outros, mas, todos eles são passagem obrigatória e dão cor à minha vida, me fazem experimentar a felicidade, uns dias mais que outros, com intensidade variável também.
O aprendizado, que nunca termina, porque é dinâmico, vivo e dá sentido às dificuldades deste caminhar, é semear a tranquilidade necessária para os momentos mais frustrantes e cinzentos, é acreditar que sou feita da mesma matéria dos meus sonhos, e permitir-me sonhar, é acordar de mãos dadas com a esperança, é ser positiva, é não viver bloqueada pelo passado, é, sobretudo, ter capacidade de enxergar que eu mereço, que eu aceito.
Detalhe importante: não é fácil....mas, se fosse, como diria minha avó, estava feito.
Portanto, de vez em quando....de quando em vez...tenho que matar um leão...
Mas, sobretudo, aprendi, que, só posso experimentar a felicidade em todas as suas nuances de cor, quando vejo outros felizes,( e participo disso) aí, é o céu mesmo...
Não é demagogia, é real hoje para mim, e custei muito a perceber isso,aceitar como um facto, porque minha "formatação" sempre foi muito voltada para minha construção individual, racionalizada neste sentido.Não num registo egoísta, mas de auto-suficiência, e ninguém o é.
Hoje, sei que a vida é a arte do encontro, valorizo isso, e me ajuda muito a "enxergar" colorido....e abrange todos os aspectos da minha vida...meu encontro com meus filhos....com amigos e amigas...com meus familiares...
E como diria o zen-poeta Lulu Santos..."a vida vem em ondas.." e, quando, menos se espera, uma onda qualquer nos permite mais encontros...que podem nos permitir vivenciar mais momentos felizes...outra onda, mais traiçoeira, nos dá uma cambalhota...fica tudo cinza, que é uma cor também.. e por aí vamos.
Por tabela, fui relaxando mais...sou menos rigorosa comigo, me valorizo mais, e dou menos importância à opinião alheia, todos somos livres para pensarmos o que quisermos, preocupar-me com isso, não vai mudar nada.
Concluindo, considero-me uma pessoa feliz,tenho saúde,vou misturando... os tons, equilibrando, partilhando tintas e pincéis, esperando que outros façam o mesmo comigo, quando acontece, fico mais feliz.
E,há momentos, que borro tudo...aí, só posso tentar corrigir, limpar, e ficar atenta, e do mesmo jeito que optei por não sofrer, não permitir que atitudes minhas façam outros sofrer. Mais uma vez, não é fácil, porque sou precipitada, impaciente, vou atropelando...mas, hoje consigo manter esta postura mais vigilante em relação às minhas atitudes, e faz toda diferença, e assim, vou passando da teoria à prática...e aprendendo...sempre.
E, para dar uma cor diferente aqui ao texto ...estou numa onda ótima, num determinado aspecto da minha vida, assim, estou feliz, e sei que faço outra pessoa feliz também.Meus filhos estão bem, estou feliz.Num outro aspecto, nem por isso...a balança das perdas e ganhos vai equilibrando. E vou relativizando o que é passível de ser relativizado, o que não é, não deixo ganhar dimensões que me sufoquem,e vou dando importância ao que é mesmo importante, ao que me faz feliz...ORA ESSA! rsrsrs.
2 comentários:
O amor é lindo! e
A inveja é uma merda!
eu queria lembrar essa última frase no outro dia, sobre a inveja, tão popular no Brasil há algum tempo atrás. A sabedoria popular aclama as verdades puras e simples. Estou com o povo: O amor é lindo e a inveja é uma merda. E...os dois existem!
Só nos cabe esperar a onda certa e pular as más ondas. Elas vem todas, umas atrás das outras, sem aviso, sem hora marcada.Brindo a você!ao amor.à vida. beijo,niki
e eu brindo a você...minha querida e linda amiga!
Enviar um comentário