quarta-feira, 9 de maio de 2007

O Prazer da Leitura




Espaço para quem gosta de ler e quer comentar e partilhar...


" E, assim, muitas vêzes, escrevo sem querer pensar, num devaneio externo, deixando que as palavras me façam festas, criança menina ao colo delas."
( Bernardo Soares)


..."Porque o tempo é uma invenção da morte: não o conhece a vida- a verdadeira- em que basta um momento de poesia para nos dar a eternidade inteira."
(Mario Quintana)

Sempre gostei de ler, hábito este adquirido ainda bem cedo, e ainda bem, se bem que o dia é sempre, hoje, o momento é sempre o agora.
Considero que um livro, é um mundo, um Universo em si mesmo, que nos transporta em viagens inéditas e irrepetíveis, porque tem alma, é essencialmente, a expressão mais pura de quem o escreveu, mas, de alguma maneira ganha vida própria, identidade única.
Quando penso em quantas viagens já fiz, e quantas mais quero fazer, com um livro nas mãos...
Quanto de minha construção enquanto ser pensante e humano, devo a este simples gesto...o de abrir um livro.
O proprio acto de escrever em si, que seja uma carta....sempre será mais capacitado pela leitura, pela aquisição de vocabulário, pelo conhecimento que se adquire, pelas emoções e sensações que nos transmitem a leitura.
Interessante, que, com o avanço da informática, com o advento da internet, e agora, com a facilidade com que entramos aqui e criamos um blog, acho que a leitura, a escrita, pode e deve ganhar novo alento em todos os níveis, o que será uma maravilhosa dádiva da tecnologia.
E, por falar em blog, este que criei, vem, por assim dizer e já dizendo...na "boléia" de outro, pois, sempre tive esta vontade de escrever para outros lerem também, mas, não sei explicar bem, faltava-me algo para romper minha própria inércia...e de repente..."voilá". Uma pessoa muito querida por mim, que escreve muitíssimo bem, e tem uma sensibilidade diferenciada mesmo, cria o seu espaço virtual, o blog, e eu, vou ali, escrevo, gosto desta vivência....e eis-me aqui. Portanto, só posso agradecer o "apadrinhamento" involuntário e esperar que outros por aqui passem, assim, pontes vão sendo criadas...nesta imensidão que é o virtual. Bem hajam!

6 comentários:

Anónimo disse...

Adorei esta idéia do blog.enfim um espaço para compartilhar esses achados dos sentidos que vão de encontro a alma. Não é à toa que isto ocorre a partir de Portugal, esse país por si só virtual, que vive com a mesma intensidade (ou será maior?)o sonho e a realidade.

niki

Anónimo disse...

do Paul Auster,da Trilogia de Nova York-"When tears stopped, however, she found herself without regreats. Fanshawe had been given to her for a number of year, she decided, that was all.(...) she continued to live this sense of things, and it continued to make life possible to her."


niki

UmOlhardeMulher disse...

Obrigada pelos comentários..a idéia é esta mesmo.

Anónimo disse...

Adorei sua iniciativa,e gosto imenso de poder viajar contigo nos sonhos,na sabedoria,e na sensibilidade de uma alma feminina. Enfim nossas mentes não tem grilhões tem a magia de poder ser o que se é,o que foi,e o que será!

Flôr do campo

UmOlhardeMulher disse...

Flor do Campo..Benvinda seja!!!! E Obrigada.

Anónimo disse...

Sobre a primavera de todos os dias e de todos nós, umas palavras da Lya Luft: "Insensato eu estar aqui, e viva."

Viva. Viva a insensatez!

niki